Estudos

Vede pois como ouvis - Lucas 8:18

OUVIR: em Hebraico SHAMA = Escutar
Ouvir=
entender, tomar conhecimento, receber o depoimento.
Escutar=prestar atenção para ouvir, dar atenção.
Saber Ouvir é um aprendizado.

Existe um ditado popular que diz assim: "quem conta um conto aumento um ponto".
O Senhor, na sua Palavra, nos chama a Ouvir 94 vezes. Tamanha a importância de estarmos ouvindo, escutando o que nos diz.

Lucas, médico e companheiro de Paulo, escreveu também o livro de Atos. Como médico, Lucas tinha conhecimento clínico sobre o órgão "ouvido". Como discípulo de Jesus, ele também tinha o conhecimento e provavelmente estava sempre atento ao que Ele dizia. Vemos em seus relatos mais detalhes do que Marcos e Mateus escreveram e uma de suas características era ser detalhista.

1) - COMO OUVIR A PALAVRA

Devemos estar sintonizados, atentos em Ouvir a Palavra de Deus, nos detalhes que Ele tem para falar conosco; que haja uma comunicação livre sem ruídos estranhos como rádio mal sintonizada, cheia de chiados ou acessando canal que não está na freqüência do Senhor. O Senhor fala com clareza e Sua Palavra não deixa dúvidas, incertezas. Ela produz fé.

2) - OUVIR A PALAVRA + FÉ

Ouvir a Palavra de Deus, esta atitude gera fé. Hebreus 11: 1 a 3 "Ora a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem".

Ver aquilo que está escrito na Palavra Dele. Não devemos imaginar coisas absurdas e que não tenham respaldo na Palavra, isto não é fé. v.2 Pois pela fé os antigos obtiveram bom testemunho por crerem na Palavra. v.3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela Palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem". Através da Palavra do Senhor "Haja Luz" e "Houve Luz".

Continuando no versículo 6 "De fato sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que aproxima de Deus creia que Ele exista e que se torna -galardoador= recompensa de serviços importantes- dos que o buscam." Temos que crer que o Senhor existe. A maneira de crermos é ter fé na Sua Palavra.

No livro de Romanos 10: 17 "E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo". Observamos que é um ciclo, que nosso crescimento espiritual depende desse processo. Uma pessoa que não crer na Palavra de Deus não vai querer Ouvir.

Ouvir a Palavra de Deus aumenta a nossa fé e traz a existência àquilo que cremos através da Palavra. Em conseqüência um bom testemunho nos dá um bom relacionamento com Deus e conseqüentemente com os irmãos. O Ouvir a Palavra está sempre acompanhada da Fé: sempre andam juntas. E quanto mais a nossa fé é aumentada, mais ainda o desejo de Ouvir, de buscar a Deus.

3) - OUVIR A PALAVRA + FÉ + DESCANSO

O Ouvir traz descanso = No livro de Hebreus 4: 2, "Porque a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a Palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, como estava naqueles que a ouviram".

v.3a = "Nós porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito......". v.9 a 11 "Portanto resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia seguindo o mesmo exemplo de desobediência".

Deus, quando criou a terra do nada, fez a obra e depois descansou. Hoje nós temos uma grande dificuldade de entrar no descanso de Deus. A ansiedade do dia a dia, os afazeres de casa e do trabalho, nos ocupa mais do que deveria e não deixa descansarmos em Deus. Deus que é Deus descansou. Imagine nós: seres humanos limitados. Devemos buscar o descanso físico.

Quando estamos em repouso, descanso, podemos Ouvir a voz de Deus, Ouvir o que Deus quer nos falar e não aquilo que queremos que Deus fale. Devemos buscar um relacionamento bilateral de intimidade com Deus. Ao orarmos, devemos dar tempo para Deus responder, falar conosco.

Deus nos ouve I João 5:14 "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve".

Como poderemos saber a vontade de Deus? Precisamos estar íntimos de Deus através da sua Palavra, buscando conhecimento para que não pequemos, que não erremos o caminho. Há uma preocupação, um carinho da parte do Senhor em nos Ouvir e de se relacionar conosco.

Lá no jardim do Éden, em Gêneses 2: 16,17 "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Deus dá uma ordem ao homem.

E em Gêneses 3:1 "Mas a serpente , mais sagas que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?"

A serpente lança uma dúvida - (Duvida ="porque não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado" Romanos 14: 23b) ao coração da mulher e a dúvida gera ao pecado. A mulher deu ouvidos à serpente, ao diabo. No versículo 3, a mulher acrescenta Palavras que Deus não disse. O não saber Ouvir leva ao pecado, induz ao erro.

4) - OUVIR A PALAVRA + FÉ + DESCANSO + SANTIFICAÇÃO

Ouvir traz Santificação João 17:17 "Santifica-os na verdade: a tua Palavra é a verdade". Somos santificados através da Palavra .

Hoje o convívio é mais difícil entre as pessoas. Somos seres humanos criados de forma diferente um dos outros, temperamentos diferentes. O Senhor quer que estejamos com nosso ouvido sintonizado com Ele. Ele quer falar com você.

Voltando ao texto de Lucas 8: 17 "Vede, pois, vede como ouvis". Vede= preste atenção. Observe a sua vida: "COMO" está ouvindo, como precisamos ouvir. Em certas áreas de nossa vida Deus nem está falando, Ele está gritando e isto é visível, latente que precisamos avaliar através de nossos relacionamentos com as pessoas:

• COMO estamos ouvindo?
• COMO o nosso ouvido está sintonizado?
• COMO está o nosso real interesse de ouvir a Palavra de Deus?
• COMO nós estamos ouvindo em nossos relacionamentos com nossos familiares, amigos, colegas de trabalho?
• COMO ouvimos as críticas?
• COMO ouvimos os elogios? Em Provérbios 29: 5 diz: "o homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos".
• COMO querer ouvir? Apenas o que nos queremos ou o que Deus quer que escutemos? • COMO ouvimos nossos governantes, autoridades, nossos pais, nossos lideres?

A parte b de Lucas 8:17 "o que tem se lhe dará, mas o que julga ter alguma coisa lhe será tirado". Quanto mais atentos estivermos ao relacionamento com Deus e a sua Palavra, buscando o conhecimento de Deus, nos será acrescentado na vida. Em nossos relacionamentos precisamos estar atentos, prontos para ouvir o que Deus tem para falar conosco numa fina sintonia para o nosso crescimento. Se não, nos será tirado aquilo que julgamos ter e quem geralmente acha que tem alguma coisa lhe será tirado. É presunção acharmos que somos espirituais demais: o Supercrente, o "Poderoso", o mais que os outros nos leva ao sofrimento em nossos relacionamentos.

I João 1: 9 a 11 "Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos". Além de não ouvir, não enxergará e estará no escuro.

Abra o seu ouvido espiritual, ouça o que Deus quer falar ao seu coração para que não desvie do caminho que o Senhor tem preparado para você.

Deus usará qualquer pessoa para falar com você. O Senhor pode usar até uma jumenta como relata no livro de Números 22:28 a 30 "Então o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes?".

Não espere que chegue uma jumenta e fale com você. Não chegue ao ponto de estar conversando com uma jumenta.

Preste atenção em frases, em situações de sua vida em que o Senhor pode estar falando e você não está ouvindo: desobstrua o canal da audição. Caso você não esteja ouvindo, o Senhor usará de varias situações para que você ouça, aprenda e entenda o que Ele quer para você.

Oro ao Senhor para que possamos ouvir a doce e suave voz do Espírito Santo. Porque, ao ouvir, obedecemos a sua voz. Em conseqüência, faremos a vontade D'Ele em nossas vidas.

Shalom!!! = paz, prosperidade, inteireza, segurança = hebraico

CLÁUDIA MÁRCIA

© Copyright - Todos os Direitos Reservados ao Ministério Brit.
Para cópia dos textos somente com autorização prévia da autora.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar