Estudos

Os Passos de um Ball Tekiáh (Senhor do Toque)

Gideão foi um Ball Tkiáh e usaremos a vida dele como referência para o chamado dos tocadores de Shofar.

O clamor de um povo Jz 6:6;

A Tooltip necessidade de um Ball Tkiáh surge a partir do momento que há um clamor. Deus ouve o clamor de Seu povo. Em Ieshaiáhu (Isaías) 58:1 está escrito “Clama em alta voz, não te cales, entoa como o Shofar a tua voz e anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à Casa de Jacob, os seus pecados”.

Somente depois que o povo clamou ao Eterno, Ele levantou um profeta dizendo o motivo que O levou a deixar que a luta ocorresse para que eles reconhecessem seu pecado e só depois levantou Guidon (Gideão).

O chamado de Deus Jz 6:8-14;

Deus Tooltip é quem escolhe o tocador, Ele não olha a aparência nem sua situação, olha o coração. Tehilim (Salmos) 33:15 “Ele analisa os corações de todos e perscruta todas as suas obras”.

Quando na palavra fala que ele estava malhando o trigo no lagar, nós entendemos que ele estava fazendo um Ato Profético, porque a palavra lagar tem como significado sorte.

A convicção do chamado Jz 6:17-24;

Após Tooltip ser chamado, vem a convicção, alguns sem qualquer outra prova, outros, como Guidon precisa de confirmação. Tehilim (salmos) 65:4 “Feliz é aquele que escolheste para de Te se aproximar e habitar em Teus átrios! Possamos todos nós ser saciados com as bênçãos que emanam de Tua Casa, de Teu sagrado templo”.

A destruição dos postes ídolos Jz 6:28;

Após Tooltip a convicção, Deus ordenou que Guidon, em Jz 6:25 Tooltip que tomasse dois bois de seu pai, derrubasse o altar de Báal e cortasse a Asherá (poste-ídolo) que estava ao lado do altar. Quando o Senhor nos chama os nossos altares são revelados e vem um arrependimento profundo dentro de nosso ser.

Temos que derrubar os altares e cortar a Asherá (ídolos) em nosso coração. As carnes e os bichos que estão dentro de nós têm que ser retirados para que possamos tocar o Shofar. Mishlê (Provérbios) 16:2 “À luz de seus próprios olhos, parecem puros todos os seus caminhos; o Eterno, porém, avalia seu espírito”.

A reconstrução de um novo altar à Deus Jz 6:26 Tooltip e 27;

Após destruir o altar devemos reconstruir um novo altar à Deus. Temos que rever nossos conceitos e voltar-nos para Ele de todo o coração. Asherá não poderá mais fazer parte de nossas vidas, devemos nos voltar totalmente para Deus.

Ieshaiáhu (Isaías) 51:11 “E retornarão os resgatados do Eterno, e virão com cânticos a Tsión, e alegria eterna pairará sobre eles, alegria e júbilo obterão, e tristeza e aflição hão de desaparecer”.

O Senhor reveste ao tocador para o toque Jz 6:34;

Antes Tooltip de tocar o Shofar, você tem que receber dele o revestimento. Só depois do revestimento é que Guidon tocou o Shofar.

Primeiro virão os mais próximos, os da mesma tribo Jz 6:34;

Vemos Tooltip que após Guidon tocar o Shofar vieram ao seu chamado os da sua tribo. Os aviezritas (abiezritas) eram um dos clãs da tribo de Manassés ao qual Guidon pertencia.

O tocador chama outros Jz 6:35.

Guidon Tooltip enviou mensageiros a outras tribos para que se mobilizassem, seguindo-o. Assim acontece também ao Tocador, outros percebem o seu chamado e revestimento e o segue. Todo tocador é um profeta, mas nem todo profeta é um tocador de Shofar.

São características de um Ball Tekiáh:

-Submissão = Nunca um tocador toca seu Shofar sem que seu líder esteja a par disso. Tem que está debaixo de uma cobertura. Pessoas que saem de igreja em igreja tocando o shofar, sem uma orientação da liderança, sem antes pedir permissão à sua liderança, não é um verdadeiro Ball Tekiáh.

- Humildade = Todo tocador é curvo, é humilde, é trigo e não joio. Nunca que um tocador deseja aparecer, o mandamento é para quem ouve o som e não para quem toca o shofar. Não questiona, ora, não critica, aconselha e não grita, chora.

Yeshua (Jesus) é Senhor dos Senhores e a palavra nos fala que Ele se submeteu ao Pai em tudo. Mesmo sendo o que foi, respeitou as leis e as autoridades da época, inclusive até chegou a pagar imposto.

Devemos entender que a função de um tocador é servir, o seu instrumento é a oração e não as queixas.

Um tocador de Shofar, um Atalaia é reconhecido por AMAR, AMAR e AMAR.
AMAR a Deus, AMAR a sí mesmo e AMAR ao próximo como a sí mesmo.

Shalom

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Ministério Brit

© Copyright - Todos os Direitos Reservados ao Ministério Brit.
Para cópia dos textos somente com autorização prévia da autor.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar