Profecia ou Profetada

Fui visitar, junto com minha esposa, um casal de pastores e começamos a conversar sobre diversos assuntos, até que eles nos questionaram “Vocês já viram o vídeo do Profeta do Orkut?”.  Naquele momento não entendi a pergunta, até que nos mostraram um vídeo no Youtube, onde uma pessoa se dizendo pastor e profeta estava profetizando numa igreja coisas como, o nome da pessoa, local onde nasceu, nome de seu amigo que estava doente e etc, só que ao lado no vídeo mostrava a página do Orkut onde havia aquelas informações. O mais absurdo é que se o nome da pessoa estava abreviado no Orkut ele falava inclusive a abreviação, porque logicamente não sabia o que significava a abreviatura. Fiquei realmente entristecido naquele momento, de ver pessoas sendo enganadas dessa forma.

Ao voltar para casa vim pensando sobre isso, de como nesses últimos tempos tem surgido pessoas se dizendo “profeta” e alimentando o ego dos outros, falando aquilo que elas querem ouvir, mas sabemos que “Nesse tempo, muitos serão enlaçados pela traição e odiarão uns aos outros, aparecerão vários falsos profetas e enganarão muitas pessoas; e o amor de muitos esfriará por causa do crescente distanciamento da lei (torah)”. Mateus 24:11 e 12. Veja estudo sobre iniquidade no site do Ministério Brit clicando aqui.

As igrejas evangélicas, na sua maioria, se preocupam em atrair pessoas, convidando as mais famosas, com isso tentam de todas as formas fazer com que seus eventos não fiquem vazios, fazendo invés de culto um show, usando homens e mulheres que se dizem profetas para “profetazar” sobre o povo. Uso esse termo no sentido de dar profetada e não profecia às pessoas.

Mas será isso que o Eterno deseja?

Qual o verdadeiro objetivo de um profeta?

Quando o Eterno levanta um profeta, é para ser Sua voz, como um Shofar “E disse-me o Eterno. Falaram bem no que disseram. Profeta farei surgir no meio de seus irmãos, como tu és, e porei as Minhas palavras em sua boca e ele lhes falará tudo o que Eu lhe ordenar” Dt 18:17.

Não Tooltip questiono que o Eterno possa revelar o CPF ou mesmo a data de nascimento de uma pessoa, Ele é o Eterno, Deus onisciente e onipresente e sabe todas as coisas. Ele não levanta ninguém aleatoriamente, há um objetivo a ser cumprido, seja para uma pessoa, várias ou mesmo toda a igreja. O profeta é levantado para consolar, mostrar o erro, falar até coisas que estão para acontecer ou mesmo do porquê aconteceu.

Em Atos 13:2 lemos que profetas foram levantados para separar e enviar Barnabé e Saulo. Após receberem essa incumbência, eles oraram e jejuaram e somente depois cumpriram a orientação dada pelo Espírito Santo. Há momentos em que quando o Espírito Santo usa alguém, a confirmação vem na hora, mas, na maioria das vezes, devemos pedir essa confirmação. É natural quando o Espírito Santo (Ruach Hakodesh) se manifesta sentirmos arrepios ou até cairmos em Sua presença. O fato de nos emocionarmos não quer dizer que seja a resposta por determinada profecia dada a nós. É muito fácil aceitarmos uma palavra onde o Eterno fala de prosperidade ou mesmo cura, mas quando a palavra é de exortação, a maioria das pessoas tem dificuldades de aceitar.

Há situações em que quando uma profecia é dada, na mesma hora a pessoa sabe que vem de Deus. Tive uma experiência uma vez, onde fui convidado a pregar numa cidade chamada Ipatinga, localizada a Leste de Minas Gerais, num evento de aniversário de ministério de um pastor. Após a pregação, várias pessoas fizeram fila para orarmos. Quando já tinha terminado de orar por todos, veio uma adolescente grávida que ficou parada em minha frente sem dar uma palavra, dando-me a entender que queria uma oração. Seu semblante mostrava que estava muito triste e amargurada. Foi ai nesse momento que ouvi uma voz me dizendo “Ela está esperando a criança nascer para fugir”.  Sem me hesitar olhei em seus olhos e lhe disse: “O Espírito Santo está me dizendo que você pensa em fugir assim que a criança nascer.” Ela caiu de joelhos no chão chorando amargamente e vi outra adolescente saindo do fundo da igreja correndo até ela e também chorando abraçando-a. Assim as duas ficaram ajoelhadas chorando, então orei por aquelas jovens.

O Senhor não revela algo sem um objetivo, sem um propósito específico. Essa adolescente não precisou orar e jejuar para saber a confirmação, pois o Eterno revelou aquilo que estava no coração dela. Ele revelou o oculto e ninguém mais sabia do que ela pretendia fazer, senão ela mesma.

Creio que quando Deus levanta um profeta na vida de alguém, é porque Ele já tentou falar com ela de todas as formas e não foi ouvido. Antes do profeta temos a própria palavra, temos o pastor da igreja, a liderança e só depois o profeta. Conheço pessoas que tem mania de procurar profetas para orar, não concordo com isso.

Havia no Rio de Janeiro um grupo de senhoras que gostavam de ficar visitando igrejas pentecostais a procura de profetas para saber o que ”Deus falava com elas”. Normalmente algumas dessas igrejas se preocupam muito com uso e costumes, mas para evitar constrangimento elas se preparavam antes, saiam de saia, não usavam brincos e ficavam com as unhas sem pintar. Queriam somente ouvir o “profeta” falar, não procuravam a liderança de cuja igreja era membro.  Ao visitar uma dessas igrejas pentecostais, como de costume dessa igreja, o pastor no final do culto perguntou a todos se alguém tinha algo para falar. Nesse momento levantou uma irmãzinha pedindo permissão, pois Deus tinha mostrado algo a ela e disse: “Deus me mostrou que temos uma pessoa aqui que está com as unhas pintadas”. Pelo costume dessa igreja é proibido que as mulheres usem qualquer tipo de bijuteria, batom, calça ou unhas pintadas. O pastor então nesse momento questionou “Tem alguém aqui que está nessa situação?”. Como ninguém respondeu a sua pergunta ele então propôs “Irmãos, como não há ninguém nessa situação na igreja eu proponho a exclusão da irmã como membro da igreja, por ter profetizado algo que Deus não falou”. Novamente então a irmã colocou-se de pé calmamente e disse: “Pastor, Deus me mostrou quem é essa pessoa.” O pastor novamente falou para a igreja dizendo “Irmãos a irmã está dizendo que Deus mostrou quem é. Mostre irmã quem está com as unhas pintadas.” Nesse momento a irmãzinha apontou para uma dessas senhoras do grupo. Ela imediatamente levantou as mãos e mostrou que as unhas não estavam pintadas. A irmãzinha então disse: “Mostre os pés.” Ao tirar os pés do sapato, que por sinal era todo coberto, percebeu que se esquecera de tirar o esmalte dos pés.

Temos aqui duas situações interessantes, o primeiro é o fato das irmãs ficarem a procura de profetas, procurando ouvir palavras para encherem o seu ego, a outra é a forma como essa igreja trata seus profetas, pelo simples fato do pastor pedi a exclusão imediata da irmã ao  pensar que a profecia não era de Deus. Se toda profecia dada à igreja fosse julgada na mesma hora, como deveria, não teríamos tantos falsos profetas agindo no meio dela. Desejo salientar aqui que devemos julgar a profecia e não o profeta I Co 14:29 “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.”, quem julgará o profeta será o próprio Eterno, apesar de que sabemos que se uma pessoa não tem uma vida plena diante de Deus e profetiza na igreja, algo está errado.  Em Dt 18:20 Tooltip está escrito: ”Mas o profeta que propositadamente falar alguma coisa em Meu nome, que não lhe ordenei falar, ou que falar em nome de outros deuses, Este profeta morrerá”. Antigamente essa sentença era executada imediatamente, hoje em dia percebemos que as pessoas perderam o temor a Deus, mas se esqueceram que mesmo que essa sentença de morte física não acontecerá a ela, virão muitas outras coisas, existe outro tipo de morte muito pior do que a morte física. Em Ez 14:9 Tooltip está escrito “E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a Minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.” Enquanto houver pessoas procurando profetas para encher o seu ego, haverá profetadas.

Voltando ao profeta do Orkut, fico imaginando que se ele tivesse dado o tempo quer perdeu para sondar na internet o Orkut da igreja como também dos membros para se humilhar, jejuar e orar tenho certeza de que o Senhor estaria manifestando o Seu poder. Pois como diz na palavra “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14. Outra palavra diz “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!” Salmos 81:13.

Desconfiem de irmãos que se dizem profetas que ficam visitando pessoas ou mesmo ligando para elas dizendo que Deus “teria um recado para ela”, mas que não profetiza perto do seus líderes ou mesmo pastores. Procuram sempre profetizar sozinho com as pessoas.

Que por causa disso a Igreja de Cristo não rejeite os profetas, julgue as profecias, “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei (torah), esse é feliz.” Pv 29:18.

Salmo Tooltip 105:15 diz “...: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas.”

Que o Eterno Deus possa levantar verdadeiros profetas que não temam falar a verdade e a palavra Dele, conforme o Seu querer e não tentem somente encher os corações dos irmãos de falsas profecias dizendo coisas que nunca irão acontecer.

Lembrem-se, nem todo profeta é um tocador de shofar, mas todo tocador de shofar é um profeta!

Shalom

Pr. Antonio Carlos

© Copyright - Todos os Direitos Reservados ao Pr. Antonio Carlos - Ministério Brit.
Para cópia dos textos somente com autorização prévia do autor.

 

Add comment


Security code
Refresh